Ir para o conteúdo
Ir para o menu principal
Ir para o menu lateral

A Universidade de Brasília investe em projetos e ideias comprometidas com a crítica social e a reflexão. Muitas de suas experiências têm fomentado o debate nacional sobre temas polêmicos da realidade brasileira. Uma delas foi a criação, em 2003, de cotas no vestibular para inserir negros e indígenas na Universidade e ajudar a corrigir séculos de exclusão racial.

 

A medida foi polêmica, mas a UnB – a primeira universidade federal a adotar o sistema – buscou assumir seu papel na luta por um projeto de combate ao racismo e à exclusão.

 

Outra inovação é o Programa de Avaliação Seriada (PAS), criado como alternativa ao vestibular. Candidatos são avaliados em provas aplicadas ao término de cada uma das séries do ensino médio. A intenção é estimular as escolas a prepararem melhor o aluno, com conteúdos mais densos desde o primeiro ano do ensino médio.

 

Em 13 anos de criação, mais de 80 mil estudantes participaram do processo seletivo. Desses, 13.402 tornaram-se calouros da UnB.

 

ESTRUTURA - A UnB que engatinhava no barro vermelho do Cerrado era muito diferente da academia que hoje abriga 28.570 alunos de graduação, 6.304 alunos divididos entre mestrado e doutorado, sob a responsabilidade de 2.445 professores, sendo 1.862 deles doutores. São 109 cursos de graduação e 147 cursos de pós-graduação stricto sensu e 22 especializações lato sensu.

 

O campus Universitário Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, é a unidade central da UnB e ocupa uma área de aproximadamente 4 km² na Asa Norte de Brasília. É composto por 26 institutos e faculdades e 21 centros de pesquisa.

 

Hoje o campus conta com cerca de 440 laboratórios, 21 centros, sete decanatos, seis órgãos complementares (Biblioteca Central, Centro de Informática, Editora Universidade de Brasília, Fazenda Água Limpa, UnBTV e Hospital Universitário de Brasília) e seis secretarias. Ainda há um hospital veterinário com duas unidades: uma de pequeno e outra de grande porte.

 

Para atender à comunidade, há bancos, agência dos Correios, posto de combustível, lojas de conveniência, barbearia, sapataria, papelarias, fotocopiadoras, livrarias, restaurantes e lanchonetes.

 

A comunidade acadêmica pode aproveitar também a estrutura do Centro Olímpico (CO). O espaço é um complexo esportivo com pistas de atletismo, campos de futebol gramados, quadras de futebol de salão, quadras de tênis, quadras poliesportivas, piscinas e tanque de saltos. O CO é aberto para toda a comunidade interna da UnB. Essa estrutura continua em expansão. O campus Darcy Ribeiro tem mais de 513.767 mil m² de área construída.

 

Há três campi fora do Plano Piloto – em Planaltina, no Gama e na Ceilândia – construídos para ampliar e democratizar a oferta de ensino superior público e gratuito no Distrito Federal e nas cidades do Entorno. A Universidade também oferece cursos e programas de formação superior à distância dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).


- História da UnB

- Invasões históricas

- Redemocratização

 

 

História

Invasões históricas

Redemocratização

Inovações e Estrutura