Ir para o conteúdo
Ir para o menu principal
Ir para o menu lateral

O QUE É? Uma empresa Júnior (EJ) é aquela formada e gerida por alunos de cursos superiores. Legalmente, ela é constituída como uma associação civil sem fins lucrativos, mas com fins educacionais, e tem como objetivos principais a aproximação entre os estudantes e o mercado de trabalho e o fomento do aprendizado prático na área de formação do universitário. Apesar da autonomia de gestão da empresa júnior pelos estudantes, o trabalho desenvolvido nesse escopo é supervisionado por um ou mais professores do curso.

COMO FUNCIONA? Na Empresa Júnior, o estudante tem a possibilidade de se aproximar da realidade do mercado de trabalho de sua área de formação, se engajando no desenvolvimento de consultorias e produtos que atendam as demandas do cliente. As rotinas e serviços oferecidos pela empresa devem atender às demandas por aprendizado dos estudantes, assim como às expectativas dos clientes. O propósito é realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho. Os estudantes vinculados à EJ não recebem bolsas ou compensação financeira. Todo o lucro recebido pelas empresas, deve ser aplicado em capacitações e manutenção da EJ. As Empresas Juniores podem ser reconhecidas como atividade de extensão, desde que atendam às premissas conceituais estabelecidas pelas normativas e sejam institucionalizadas nas instâncias pertinentes. As diretrizes que regulam a matéria podem ser encontradas nas resoluções CNE 7/2018 e CEPE 118/2020.

QUEM PODE PARTICIPAR? Estudantes de ensino superior regularmente matriculados no curso de graduação a que a entidade seja vinculada, desde que manifestem interesse, observados os procedimentos estabelecidos no estatuto, como critérios de seleção. Cada empresa tem regulamento próprio, vale a pena consultar a página da EJ do seu curso. Caso o seu curso já tenha EJ, procure os critérios de seleção na própria página da empresa. Caso contrário, se você tiver disposição, ânimo, bons contatos, plano de negócios e vontade de fazer e acontecer, é necessário pensar e apresentar um plano acadêmico da empresa para a direção do seu curso, que pode ajudar nos passos seguintes. Essa elaboração é feita pelos estudantes, juntamente com o professor orientador. É a Lei nº 13.267/2016 elenca os requisitos para a criação de uma Empresa Júnior.

COM QUEM FALAR? O Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT) possui uma lista das EJ da Universidade. Nele, você deve encontrar os contatos e informações sobre as empresas. Em caso de dúvida geral sobre as EJ ou como abrir uma, você pode procurar o CDT pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

IMPACTOS DA PANDEMIA Seguindo os planos de contingência da Universidade, no momento os atendimentos presenciais estão suspensos. Em caso de dúvidas, é possível procurar cada EJ pelos meios de contato eletrônicos disponibilizados na lista acima ou com o CDT por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..