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O QUE É? A Política de Assistência Estudantil busca ampliar as condições de acesso e permanência dos jovens na Universidade. Para evitar a evasão do estudante em situação de vulnerabilidade social e econômica, são pensadas estratégias de inclusão social, democratização do acesso, permanência e formação acadêmica com qualidade. Na UnB, a assistência estudantil é promovida e executada pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC). Ela organiza e promove acessos aos programas, projetos e ações de incentivo à permanência e à conclusão do ensino superior com sucesso.

COMO FUNCIONA? O primeiro passo para ter acesso aos programas de assistência estudantil da UnB é a realização do estudo socioeconômico. Como esses programas são destinados a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, a equipe da DDS irá precisar conhecer um pouco mais sobre a sua realidade e da sua família, para saber se e em qual perfil da assistência você se encaixa. Todo semestre a diretoria lança um edital convocando os estudantes a entregarem documentos específicos que possam ajudar a conhecer essa realidade. É preciso ficar atento aos prazos. Uma vez feito o estudo, ele é válido por dez semestres, permitindo que o aluno permaneça nos programas sem a necessidade de apresentar novas comprovações, caso sua situação não mude. Com o auxílio em mãos, o estudante pode pleitear vagas ou auxílio moradia, auxílio transporte, bolsa alimentação e outros programas de assistência oferecidos pela Universidade. A bolsa alimentação, que oferece refeições gratuitas no Restaurante Universitário (RU), é garantida a todos os estudantes da assistência estudantil. O estudante que entra pelas cotas de baixa renda tem garantida a alimentação desde o primeiro dia de aula. Saiba mais.

QUEM PODE PARTICIPAR? Estudantes regularmente matriculados em disciplinas dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia (FCE), Gama (FGA) e Planaltina (FUP). Para participar da Assistência Estudantil o estudante deverá preencher o cadastro único no SIGAA e solicitar as bolsas dentro do sistema. Em caso de dúvidas ou erro no processo de inscrição o estudante deverá entrar em contato com a unidade descentralizada da DDS do seu respectivo campus. Os estudantes da pós-graduação, enquanto não tiverem acesso ao SIGAA, devem conferir, em edital, como se dá a inscrição.

QUANDO ACONTECE? Semestralmente, quando lançado o edital.

COM QUEM FALAR? Em caso de dúvidas, vale a pena visitar a página de perguntas frequentes da DDS. Você também pode entrar em contato pelo telefone 3107-2307 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A DDS também está no Facebook, Instagram e YouTube. O e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. chega direto nas assistentes sociais e psicólogas, sendo mais adequado para tirar dúvidas sobre o estudo socioeconômico e afins. Para assuntos administrativos (como pagamentos de bolsa), o correto é enviar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

IMPACTOS DA PANDEMIA Enquanto a UnB continuar em modo de atividades remotas, prefira contato por meios eletrônicos. Confira sempre a página da DDS, uma vez que com a alteração do calendário acadêmico, o período de lançamento dos editais pode ser alterado. Com a pandemia e o RU fechado, a UnB oferece aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica o auxílio alimentação emergencial. Nele, quem mora na Casa do Estudante recebe marmita. Quem mora em outra localidade, recebe em pecúnia. Durante a pandemia de covid-19, também foi oferecido um auxílio inclusão digital, que contempla internet, oferta de equipamento ou auxílio em pecúnia para adquirir equipamentos com notebook. Além disso, alguns programas foram suspensos temporariamente, como auxílio transporte, uma vez que as aulas estão acontecendo em formato remoto.