O QUE É? A Política de Assistência Estudantil busca ampliar as condições de acesso e permanência dos jovens na Universidade. Para evitar a evasão do estudante em situação de vulnerabilidade social e econômica, são pensadas estratégias de inclusão social, democratização do acesso, permanência e formação acadêmica com qualidade. Na UnB, a assistência estudantil é promovida e executada pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DAC/DDS). Ela organiza e promove acessos aos programas, projetos e ações de incentivo à permanência e à conclusão do ensino superior com sucesso.
COMO FUNCIONA? O primeiro passo para ter acesso aos programas de assistência estudantil da UnB é a realização da avaliação socioeconômica. Como esses programas são destinados a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, a equipe da DDS irá precisar conhecer um pouco mais sobre a sua realidade e da sua família, para saber se e em qual perfil da assistência você se encaixa. Todo semestre a diretoria lança um edital convocando os estudantes a entregarem documentos específicos que possam ajudar a conhecer essa realidade. É preciso ficar atento aos prazos. Uma vez concluída a avaliação, ela é válida por 3 (três) semestres para permitir a participação nos processos seletivos dos programas de assistência estudantil. Quando o estudante se torna participante dos programas, não há mais necessidade de apresentar novas comprovações, a não se que a situação familiar mude e seja preciso atualizar a avaliação socioeconômica. Quem já participa dos programas deve, no entanto, ficar atento aos editais anuais de renovação, quando é necessário reafirmar a intenção de continuar recebendo os auxílios. Com a avaliação socioeconômica válida, o estudante pode pleitear vagas na Casa do Estudante Universitário (CEU) ou auxílio moradia em pecúnia, auxílio transporte, auxílio alimentação, auxílio socioeconômico e outros programas de assistência oferecidos pela Universidade. O auxílio alimentação, que oferece refeições gratuitas no Restaurante Universitário (RU), é garantido a todos os estudantes da assistência estudantil. O estudante que entra pelas cotas de baixa renda tem garantida a alimentação desde o primeiro dia de aula.
QUEM PODE PARTICIPAR? Estudantes regularmente matriculados em disciplinas dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia (FCE), Gama (FGA) e Planaltina (FUP). Para participar da Assistência Estudantil o estudante deverá preencher o cadastro único no SIGAA e solicitar a avaliação socioeconômica e as bolsas dentro do sistema. Em caso de dúvidas ou erro no processo de inscrição o estudante deverá entrar em contato com a unidade descentralizada da DDS do seu respectivo campus..
QUANDO ACONTECE? Semestralmente, quando lançados os editais de avaliação socioeconômica e os editais de seleção para os programas de assistência estudantil.
COM QUEM FALAR? Em caso de dúvidas, vale a pena visitar a página de perguntas frequentes da DDS. Você também pode entrar em contato pelo telefone 3107-2310 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A DDS também está no Instagram (@dds.dac.unb). O e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. chega direto nas assistentes sociais, sendo mais adequado para tirar dúvidas sobre o estudo socioeconômico e afins. Para assuntos administrativos (como pagamentos de bolsa), o correto é enviar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..