Os hospitais-escola veterinários são vinculados à Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília. Nestes locais, são desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Os estudantes participam de aulas práticas, desenvolvem estudos e realizam atendimentos à população, com a supervisão de professores, médicos veterinários e residentes, oferecendo vivência prática das situações profissionais a serem enfrentadas no futuro, contribuindo para os objetivos propostos pelo curso, além de contribuir para a saúde pública e a sanidade animal, com a prestação de serviços à comunidade.

O Hospital-Escola para Animais de Pequeno Porte está situado na L4 norte e é especializado no atendimento de cães, gatos e animais silvestres. Está aberto para atendimento ao público de segunda a sexta, das 7h30 às 18h.

Para conseguir uma vaga, é necessário trazer o animal para a triagem realizada pelos veterinários, de segunda à sexta, das 7h30 às 8h30. Nessa triagem, é avaliada a quantidade de animais que o hospital conseguirá atender no dia, respeitando a ordem de chegada dos proprietários e a gravidade do quadro clínico do animal (casos de emergência são prioridades). Após a triagem, as consultas ocorrem ao longo do mesmo dia, no período da manhã e da tarde.

O hospital conta com as seguintes especialidades: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Cardiologia, Oftalmologia, Neurologia, Imagem Diagnóstico, dentre outras. Além dessas especialidades, conta com o apoio de laboratórios da Faculdade de Medicina Veterinária: Microbiologia, Parasitologia, Patologia Clínica Veterinária e Patologia Veterinária para auxiliar no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

A castração eletiva (de interesse do proprietário) é realizada pelos alunos durante as aulas de técnicas cirúrgicas, devidamente acompanhados pelo professor responsável. A lista de espera abrirá somente em AGOSTO/2019, e as castrações deverão ocorrer entre os meses de outubro a dezembro.

PRÉ-REQUISITOS:
  • Animal saudável e vacinado
  • Idade: mínimo 5 meses e máximo 5 anos
  • Peso: até 10 kg
VALORES (já incluso exame prévio):
  • Macho: R$ 180,00
  • Fêmea: R$ 280,00

Os interessados poderão ligar no número (61) 3107 2801, a partir de agosto para incluir o nome do animal.

O atendimento especializado a animais silvestres e domésticos não-convencionais (roedores, pássaros, répteis) acontece no Hospital-Escola de Animais de Pequeno Porte, na L4 norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A consulta deve ser previamente agendada através do telefone (61) 3107 2843.

Já o Hospital-Escola para Animais de Grande Porte cuida de animais de produção, como bois, vacas, carneiros, ovelhas e porcos. Graças a um convênio com o governo do Distrito Federal, funciona em uma instalação na Granja do Torto. O hospital funciona das 8h às 18h.

O telefone para contato é o (61) 3468 7255.

Todos serviços realizados nos hospitais são cobrados.

Para mais informações sobre funcionamento, acesse https://hvetunb.negocio.site/

Diretor: Prof. Jair Duarte da Costa Júnior