Ir para o conteúdo
Ir para o menu principal
Ir para o menu lateral

O QUE É? A Biblioteca Central (BCE) funciona no campus Darcy Ribeiro e é responsável por manter e organizar a maior coleção de itens bibliográficos de pesquisa da Universidade. Ela provê informações às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Mantém um rico acervo, atendendo às demandas dos discentes, docentes e comunidade. A UnB conta com um Sistema Integrado de Bibliotecas (SiBUnB), que além da BCE, abriga as bibliotecas setoriais, que democratizam e facilitam o acesso à informação.

COMO FUNCIONA? Além de ter espaços de estudo coletivo, a BCE disponibiliza salas de estudo individuais e em grupo. Cada espaço possui normas específicas para seu uso. Também é possível pegar emprestados materiais de estudo e pesquisa. O tempo de empréstimo varia de acordo com o vínculo com a Universidade e o tipo de material.

QUEM PODE PARTICIPAR? A utilização dos espaços de estudo públicos é aberta à comunidade geral. Já as salas e materiais reservados necessitam de cadastro prévio e estão acessíveis apenas ao público vinculado à Universidade de Brasília. Entende-se por público vinculado os discentes, servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade. Além desse público, ex-alunos vinculados à Associação de ex-Alunos da UnB também podem pegar materiais emprestados. Pesquisadores e professores sem vínculo com a UnB podem ter acesso aos materiais por meio de um cadastro realizado junto a um docente responsável da Universidade. Alguns materiais também podem ser emprestados para unidades da UnB e na modalidade Interbibliotecas, que é um serviço de cooperação entre instituições do Distrito Federal. Para usufruir dos serviços para público vinculado à Universidade e do empréstimo de materiais, é preciso estar em situação regular com a BCE. Cada público tem uma exigência específica para cada serviço. É possível consultar os requisitos de cada um na aba Serviços da página da BCE.

COM QUEM FALAR? Em caso de dúvidas, é possível falar com a BCE por meio do telefone 3107-2676 ou escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Você também pode entrar em contato por meio do Facebook, Instagram ou Twitter. A BCE tem ainda uma lista de transmissão no whatsapp, pelo qual divulga as notícias e novidades do espaço. Atividades como clube de leitura e Cineclube são divulgadas por esse canal.

IMPACTOS DA PANDEMIA Durante a pandemia, prefira tirar dúvidas pelo endereço eletrônico da BCE. Com o retorno das aulas remotas em agosto de 2020, a BCE retomou alguns serviços presenciais agendados, às terças e quintas-feiras, de 8h às 11h; e de 14h às 17h. No momento, só estão sendo realizados empréstimos para docentes e estudantes da pós-graduação, por meio do agendamento de empréstimos, cujo tutorial pode ser conferido aqui. O serviço de empréstimo Interbibliotecas está suspenso enquanto perdurar a pandemia, assim como a utilização dos espaços de estudo.