Aluno Especial

O que é:

Forma pela qual a UnB admite o ingresso de aluno interessado em cursar disciplinas isoladas, sem constituir vínculo com qualquer curso de graduação da instituição.

Como funciona:

A solicitação de admissão ocorre por meio de requerimento e recolhimento de taxa. O requerimento de matrícula em disciplinas fica condicionado à existência de vaga, depois do processo de matrícula dos alunos regulares. O aluno especial de graduação poderá cursar o total máximo de 8 (oito) disciplinas de graduação, estando sua permanência na UnB, nesta condição, limitada a 2 (dois) períodos letivos regulares, consecutivos ou não. O disposto neste item não se aplica ao aluno especial de graduação com processo de revalidação de diploma.

O aluno especial poderá obter matrícula em disciplinas restritas somente após a concordância expressa do colegiado departamental. As menções de reprovação ou abandono de disciplina serão consideradas no cômputo do total máximo de disciplinas, bem como no tempo máximo de semestres de permanência.

O aluno especial não poderá utilizar o benefício de trancamento geral ou trancamento parcial de matrícula.

Quem pode participar:

Portadores de diploma de curso superior; alunos regulares matriculados no último ano do curso superior, com direito a admissão por transferência obrigatória, nos termos da legislação em vigor; alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior; interessados com processo de revalidação de diploma em tramitação na UnB.

Quando o edital é publicado:

Não há edital específico. Deve ser observado o período de solicitação no calendário acadêmico.

Quando é o ingresso:

O ingresso se dá no semestre em que foi solicitado.

O edital é destinado aos cursos:

A todos os cursos de graduação presenciais.

Sistemas de concorrência:

Não se aplica.

Quantas vagas:

O requerimento de matrícula em disciplinas fica condicionado à existência de vaga, decorrido o processo de matrícula dos alunos regulares.

Mais informações:

www.saa.unb.br/index.php/formas-de-ingresso/1-admissao-de-aluno-especial