PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA (PAS)

O que é:

Processo seletivo criado pela UnB em 1995 como alternativa ao Vestibular para ingresso na Universidade. O PAS objetiva integrar a educação básica à superior para promover melhorias na qualidade do ensino.

Como funciona:

O Programa de Avaliação Seriada (PAS) acontece em três etapas: uma a cada série do ensino médio. Ao final da 1ª, da 2ª e da 3ª séries do ensino médio, aplica-se a prova relativa aos conhecimentos adquiridos naquele ano de estudo. A classificação dos candidatos é feita após a prova da terceira etapa, com base na média ponderada (pesos 1, 2 e 3) obtida nos resultados das provas realizadas ao final de cada série.

Quem pode participar:

Estudante devidamente matriculado no ensino médio de escola pública ou particular, na modalidade regular de ensino, com duração de três anos ou com estrutura curricular de quatro anos completos. É recomendável que a instituição de educação básica esteja credenciada no PAS.

Na 3ª etapa da avaliação, o candidato que se inscrever em qualquer um dos cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica somente poderá concorrer a esse curso caso possua a referida certificação, dentro do período de validade.

Quando o edital é publicado:

No segundo semestre letivo.

Quando é o ingresso:

No primeiro e no segundo semestres letivos do ano seguinte ao da aplicação da prova da 3ª etapa.

O edital é destinado aos cursos:

Presenciais de graduação, distribuídos nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia.

Sistemas de concorrência:

Ampla Concorrência (Sistema Universal), Sistema de Cotas para Escolas Públicas e Sistema de Cotas para Negros.

Quantas vagas:

São 50% das vagas totais anuais da UnB.

Mais informações:

www.cespe.unb.br/pas

FORMAS DE INGRESSO PRIMÁRIO NA GRADUAÇÃO DA UnB

Programa de Avaliação Seriada (PAS)

- Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SiSU/MEC)

- Vestibular tradicional

- Vestibular para vagas remanescentes

- Vestibular para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica (VEST HE)

- Vestibular Indígena

- Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo

- Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira (Libras)

- Ensino a Distância – Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)