VESTIBULAR PARA CURSOS QUE EXIGEM CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA (VHE)

 

O que é:

Processo seletivo destinado a selecionar, no primeiro semestre letivo, candidatos a vagas em cursos de graduação que exigem Certificação de Habilidade Específica. São eles: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (bacharelado/licenciatura), Artes Plásticas (bacharelado/licenciatura), Design (bacharelado) e Música (bacharelado/licenciatura).

Já que o SiSU não oferece vagas para esses cursos, o VHE é a forma de ingresso alternativa.

 

Como funciona:

A seleção compreende a análise das notas obtidas no Enem do ano anterior e a comprovação de exigem Certificação de Habilidade Específica para o curso desejado, dentro do período de validade.

 

Quem pode participar:

O candidato que tiver feito o Enem no ano anterior ao processo seletivo e for portador de Certificação de Habilidade Específica para o curso desejado, dentro do período de validade.

Além disso, o candidato deverá comprovar a conclusão do ensino médio (ou curso equivalente). Veja o que é Certificação de Habilidade Específica.

 

Quando o edital é publicado:

Em meados de janeiro.

 

Quando é o ingresso:

No primeiro semestre letivo.

 

O edital é destinado aos cursos:

Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (bacharelado/licenciatura), Artes Visuais (bacharelado/licenciatura), Design (bacharelado), Música (bacharelado/licenciatura).

 

Sistemas de concorrência:

Ampla Concorrência (Sistema Universal), Sistema de Cotas para Escolas Públicas e Sistema de Cotas para Negros.

 

Quantas vagas:

São oferecidas 25% das vagas totais anuais destinadas aos cursos de graduação que exigem Certificação de Habilidade Específica.

 

Mais informações:

www.cebraspe.org.br/vestibulares