VESTIBULAR INDÍGENA

 

O que é:

Política de ação afirmativa aprovada em junho de 2003 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade, com a inclusão de vagas semestrais para acesso de membros de comunidades indígenas, por meio de processo seletivo específico. Esta ação afirmativa teve respaldo de convênio assinado entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Fundação Universidade de Brasília (FUB).

 

Como funciona:

Processo de seleção destinado à inclusão de estudantes indígenas que vivem em comunidades espalhadas pelo interior do país. A classificação é feita com base no resultado obtido pelo candidato na prova de conhecimentos elaborada pela UnB. O candidato passa ainda por uma entrevista, etapa eliminatória do processo de seleção.

 

Quem pode participar:

Estudantes indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio em escola pública ou particular por meio de bolsa de estudos integral.

 

Quando o edital é publicado:

Depende do convênio entre a Funai e a UnB.

 

Quando é o ingresso:

No semestre letivo seguinte ao da aplicação das provas.

 

O edital é destinado aos cursos:

De graduação em Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia Florestal, Medicina e Nutrição oferecidos pela Universidade de Brasília (UnB).

 

Sistemas de concorrência:

Não se aplica.

 

Quantas vagas:

Depende do convênio entre a Funai e a UnB, mas, em geral, são 2 vagas por curso.

 

Mais informações:

www.cebraspe.org.br/vestibulares