VESTIBULAR PARA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

 

O que é:

Processo seletivo para curso de graduação que visa à formação de professores que atuarão na educação básica em escolas do campo na região do Distrito Federal (DF) e entorno, Goiás (GO) e Minas Gerais (MG).

 

Como funciona:

A seleção compreende a análise das notas obtidas em uma das três últimas edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

 

Quem pode participar:

O candidato que tenha, obrigatoriamente, participado de pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O candidato que tenha concluído o ensino médio ou esteja em fase final de conclusão e que não tenha formação em nível superior deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações:

  1. ser professor ou outro profissional em exercício nas escolas do campo da rede pública na região do Distrito Federal (DF) e entorno, Goiás (GO) ou Minas Gerais (MG);
  2. Residir em comunidade do campo.

São consideradas escolas do campo aquelas que têm sua sede em espaço geográfico classificado pelo IBGE como rural e, mais amplamente, aquelas escolas que, mesmo tendo sua sede em áreas consideradas urbanas, atendem população de municípios cuja reprodução social e cultural está majoritariamente vinculada ao trabalho no campo (Decreto n. 7.352, artigo 1º, § 1º, inciso II, de 4/11/2010).

 

Quando o edital é publicado:

Em meados de janeiro.

 

Quando é o ingresso:

Segmentado em duas turmas em regime de alternância. O ingresso da primeira turma é no segundo semestre do ano vigente e o da segunda turma é no primeiro semestre do ano subsequente.

 

O edital é destinado ao curso:

Licenciatura em Educação do Campo na modalidade presencial.

 

Sistemas de concorrência:

Ampla Concorrência (Sistema Universal), Sistema de Cotas para Escolas Públicas e Sistema de Cotas para Negros.

 

Quantas vagas:

 120 anuais.

 

Mais informações:

www.cebraspe.org.br/vestibulares