Os conselhos são órgãos administrativos compostos por membros da Administração, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. Competem aos conselhos a coordenação e a integração das atividades dos departamentos, cursos, pesquisa e projetos especiais. Estabelecem as diretrizes da Universidade e supervisionam a execução de atividades. Exercem funções deliberativas, normativas e consultivas. Além da análise de propostas e realizações de planos.

 

Conselho Universitário

O Conselho Universitário (Consuni) é o órgão colegiado máximo da Universidade. Entre as atribuições do Consuni, de acordo com o Regimento Geral da UnB, estão a formulação de políticas globais, a aprovação da programação anual de trabalho e a avaliação do desempenho institucional.

 

 

Conselho de Administração

O Conselho de Administração delibera sobre a matéria administrativa, econômica, financeira, de planejamento e orçamento, de gestão de pessoas e sobre relações sociais, de trabalho e de vivência, em conformidade com a programação anual de trabalho e diretrizes orçamentárias estabelecidas no art. 12, inciso II, ressalvados os casos previstos no inciso X do capítulo 12 do Estatuto da Universidade de Brasília, que trata da aprovação Código de Ética.  

 

 

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) delibera sobre as matérias acadêmica, científica, cultural e artística, sendo a última instância de deliberação para recursos nessas áreas, ressalvados os casos previstos no inciso X do capítulo 12 do Estatuto da Universidade de Brasília, que trata da aprovação Código de Ética.  

 

 

Conselho Diretor

Instituído pela lei de criação da Fundação Universidade de Brasília (FUB), o Conselho Diretor tem entre suas competências deliberar sobre a administração dos bens patrimoniais da fundação. Também cabe ao Conselho aprovar o orçamento institucional, analisar as prestações de contas da Universidade e decidir sobre a aceitação de doações e subvenções de qualquer natureza. Saiba mais.

 

A UnB conta com câmaras que auxiliam, aprofundam e contribuem para decisões dos conselhos superiores.